O que são frutas liofilizadas?

Alimentação Curiosidades Suplementação

Todos os nossos produtos que possuem frutas no sabor ou na composição são formulados com frutas liofilizadas!
Saiba a diferença entre frutas liofilizadas e desidratadas.

Não há dúvidas do quão essenciais as frutas são para uma alimentação saudável.

As frutas fornecem vitaminas, fibras e minerais e ajudam na hidratação do organismo.
Além da forma in natura, elas também podem ser encontradas secas.
Mas é preciso estar atento ao processo de produção: embora tenham aspecto parecido, as frutas secas podem ser feitas de duas maneiras distintas: desidratadas ou liofilizadas.
Ficou curioso para descobrir a diferença? Continue a leitura para conhecer as técnicas e vantagens de cada uma delas!

O que são frutas liofilizadas?

O processo de liofilização também é conhecido como criossecagem ou criodesidratação. Nele, as frutas são congeladas para que toda a água contida nelas se transforme em gelo, em seguida elas são colocadas em uma câmara fechada e todo o oxigênio é retirado, fazendo com que mais de 90% da água, presente na fruta em forma de gelo, sofra um processo de sublimação. Assim, ela passa do estado sólido direto para o gasoso.

O que são frutas desidratadas?

A desidratação é um processo que utiliza o ar quente para retirar toda água presente nas frutas através da evaporação, ou seja, a água que está em estado líquido passa para o estado gasoso devido ao recebimento do calor. O resultado é parecido com o obtido na liofilização, com a desvantagem de que o calor pode interferir na qualidade nutricional do alimento, já que pode ocorrer o rompimento das fibras alimentares na fruta desidratada, por exemplo.

Qual a diferença entre liofilização e desidratação?

As vantagens da desidratação, como você pode imaginar, são bem parecidas com as da liofilização: facilidade de armazenamento, prazo de validade mais extenso, praticidade de consumo, não adição de conservantes ou açúcares. Mas há um detalhezinho importante: o calor intenso pode ser capaz de danificar algumas propriedades das frutas, o que gera alterações na cor ou no sabor!

Não estranhe se o abacaxi estiver um gostinho um pouco diferente do original. As vitaminais mais sensíveis à temperatura também podem sofrer danos, o que pode reduzir o valor nutricional em alguns casos. Mas não se esqueça: a multiplicação das calorias também acontece na desidratação.

Acreditamos no conceito de nutrição concentrada e por criamos todas as formulações dos nossos produtos com alimentos de verdade e com frutas liofilizadas ao invés de aromas e corantes artificiais!

Isso garante o sabor e propriedades in natura das frutas, e muitas vezes é possível até sentir os pedacinhos!”

Quais são nossos produtos que possuem frutas liofilizadas?

Linha de proteínas: Whey Protein Açaí com Banana, Banana com canela, Morango e Limão. Vegan Protein Morango e Açaí com banana.
Linha de pré treino: R-action Chocolate, R-action Limão.
Linha de pré e intra treino: Palatinose Limão. In-action Frutas vermelhas e In-action Citrus
Linha de aminoácidos: BCAA Abacaxi e BCAA Limão.


Ficou com alguma dúvida ou achou interessante este conteúdo?
Conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.