Wim Hof: hackeando mente e corpo

Lifestyle

Wim Hof é um Holandês, que ficou conhecido como ” o homem de gelo” – @iceman_hof – depois de mostrar sua super resistência ao frio realizando as seguintes “loucuras”:

Ele correu meia maratona no círculo ártico de shorts e descalço em temperaturas de -30 graus celsius.

Ele bateu alguns recordes do Guinness book, um deles por ficar 80 minutos submerso em uma caixa de gelo, mantendo a temperatura estável.

Ele subiu o monte Everest, apenas de shorts.

” Eu não faço isso por fama própria e sim para provar que o método Wim Hof funciona.
Nós temos um poder enorme dentro de nós, porém ele está adormecido. Um poder cientificamente comprovado de trazer mais força, saúde e vitalidade. “

Wim Hof

E para provar isso ele constantemente treina grupos de pessoas comuns com seus métodos, e as faz alcançar feitos inacreditáveis que vão desde subir montanhas congeladas de camiseta até curas de doenças autoimunes e depressão.

Comprovação científica

Como Hof se tornou uma celebridade devido aos seus feitos, acabou chamando a atenção da comunidade científica, que após estudá-lo e comprovar que conseguia mesmo influenciar e controlar seu sistema imunológico de forma consciente, passou a acreditar nas palavras do recordista, ao afirmar poder treinar pessoas para que fizessem o mesmo que ele.

Tudo isso foi confirmado posteriormente através deste estudo, publicado no site científico Proceedings of the National Academy os Sciences of the United States of America.

Wim Hof sendo estudado pelos cientistas.

Durante um experimento, um grupo de alunos de Hof, treinados por apenas uma semana, foram testados em laboratório, sendo comparados com pessoas que não passaram pelo treinamento do recordista.

Para visualizar os resultados, uma bactéria capaz de provocar mal estar, febre náuseas e vômitos foi aplicada em todas as pessoas. Porém, só o grupo que não havia passado pelo treinamento foi acometido pelos sintomas indesejados.

Os alunos de Hof, de acordo com o estudo, foram capazes de controlar o sistema imunológico, acabando com aquela bactéria antes mesmo de sentirem seus efeitos no organismo.

Ou seja, comprovadamente, como o método de Hof consegue “potencializar” nosso sistema imunológico, o poder do treinamento acaba indo muito além de conseguir suportar temperaturas extremas.

Nosso sistema imunológico desempenha uma papel significativo no combate de boa parte das doenças do mundo contemporâneo, como câncer, ansiedade, doenças inflamatórias, etc., essa forma peculiar de melhorar sua eficiência é de grande valia pois abre novos caminhos para a medicina no tratamento e na cura desses males.

“Até agora, o sistema nervoso autônomo e o sistema imune inato foram considerados como sistemas que não podem ser voluntariamente influenciados. O presente estudo demonstra que, através da pratica de técnicas aprendidas em um programa de treinamento a curto prazo, o sistema nervoso simpático e o sistema imunológico podem, de fato, ser voluntariamente influenciados.” – revela trecho do estudo.

E o que seria este método capaz de nos tornar, em teoria, super humanos?
Ele se consiste basicamente em duas práticas:

1. Técnica poderosa de respiração.

Neste vídeo você pode fazer respiração de forma guiada, por ele mesmo.
Caso tenha 10 minutos, enjoy e repita diariamente.

2. Exposição gradual ao frio.

O Wim aponta que temperaturas abaixo de 15°C já bastam para se obter resultado.
No entanto, o sentimento de resistir uma imersão no gelo é indescritível.
Quanto ao banho frio, todo o desconforto deverá desaparecer com o tempo e acredite, chegará uma hora, de acordo com Hof, que o banho gelado será prazeroso para você.

Se isso ainda for um problema, comece molhando-se debaixo para cima e procure respirar normalmente. Entre embaixo do chuveiro, feche os olhos e “abrace o frio”, indica o criador do método. Caso seja acometido por algum desconforto físico forte, como tremores, dormência e dores, saia da friaca e se aqueça o mais rápido possível.
Repita diariamente.

Benefícios de praticar o método

Pontos positivos representam uma longa lista que podem te trazer uma sensação de bem-estar. Eles podem aliviar desconfortos e sintomas de doenças, te ajudar no tratamento ou até mesmo te deixar mais resistente a adoecer. São alguns deles:

  • Sistema imune mais forte
  • Melhora da saúde mental
  • Alívio do estresse
  • Aumento da disposição
  • Melhoria de desempenho na prática de esportes
  • Aumento da força de vontade
  • Melhora em quadros depressivos
  • Pressão alta
  • Melhoria do desempenho do sistema circulatório
  • Aumento no sistema de defesa contra doenças simples
  • Melhorar seu humor
  • Alívio de dores
  • Redução do estresse

Eaí, se interessou?
Se quer saber mais sobre o homem do gelo e sobre o método aí vai um indicação de documentário:

Wim Hof: hackeando mente e corpo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.