#1 Detox para ter hábitos saudáveis e melhorar seu estilo de vida

Alimentação

Bate-papo do primeiro dia do Desafio Detox Houseway sobre quão relacionados são os conceitos entre Detox, hábitos e estilo de vida.

Então antes de começar o desafio, devemos pontuar algumas questões que enxergamos como essenciais e que devem ser levadas em consideração ao longo da semana Detox.
A semana Detox é um convite para se lembrar do que você é capaz de fazer quando está em equilíbrio.

1. A importância de ter um propósito verdadeiro

Ter um propósito de vida talvez seja o que há de mais sublime para um ser humano.
Por que você precisa se alimentar melhor e ter hábitos saudáveis?
Já parou pra analisar?
Propósito faz parte de nossa identidade pessoal, e além disso, é o que dá significado e sentido à nossa vida.

Já ouviu aquela frase “tudo é questão de prioridade”?
Desculpe a má notícia, mas, se o seu propósito não for claro e levado como prioridade, dificilmente será alcançado!

Sem um propósito, nenhum tipo de dica ou conselho valerá de alguma coisa.
E quanto mais nobre o propósito, mais “fácil” será mantê-lo como prioridade ao longo da vida.

ilustrado por after skool

Dito isso, precisamos falar sobre a necessidade que nós seres humanos temos em manter a segurança versus o desconhecido em equilíbrio.

Sabe aquela ideia de que rotina e disciplina são maçantes?
Na verdade rotina é bom, ruim é a monotonia.

2. A importância da ordem e da disciplina.

A rotina e a disciplina nos permitem uma base sólida e segura para que possamos enfrentar o desconhecido do dia a dia e assim, focar no que realmente importa e encontrar nosso propósito!

O caos é a desordem, seja em nosso corpo, em nossa mente ou no ambiente que vivemos.
E se: assim como é custoso trabalhar de forma eficiente em lugar desordenado, nosso corpo também é ineficiente quando estamos INTOXICADOS e sem disciplina!

3. A importância de estar desintoxicado

Quando você está desintoxicado, sua mente funciona de forma muito mais clara e fica muito mais fácil ter consciência do que você quer e como conseguir.
Um organismo desintoxicado trabalha a seu favor!

E o que nos intoxica?

Nos intoxicamos através da alimentação; do ar; da água; excesso de informação (mídias sociais, tv, jornais, Netflix, etc) …

4. O poder dos hábitos e rituais diários.

Hábitos são construídos com ações que se repetem com frequência. Os hábitos ditam o rumo de nossas vidas e consequentemente quem nos tornaremos!

“ Não é o futuro que puxa, é o passado que empurra!”

E o ponto é: uma rotina disciplinada vai dar a oportunidade de você ser e fazer o que quiser.
E assim encontrar seu proposito real e escolher o rumo que deseja seguir!

Algumas Rotinas que são importantes:

Rotina Energética

  • Boa Alimentação
  • Acordar cedo
  • Tomar sol
  • Tomar banho gelado (método Wim Hof artigo no Blog)
  • Praticar atividade física
  • Exercícios de respiração (método Wim Hof artigo no Blog)
  • Ter contato com a natureza.

Rotina Produtiva

  • Organização
  • Planejamento (ex: Planner como ferramenta.)
  • Mais ação
  • Mais repetição

Rotina de aprendizado

  • Boa leitura
  • Colocar em prática o que é aprendido
  • Aprender por tentativa e erro

Rotina de descanso:

  • Sono de qualidade.
  • Fazer a higiene do sono:
  1. Dormir no mesmo horário;
  2. – Diminuir Luz azul (tela do celular, TV, computador) ao anoitecer;
  3. – Dormir em um quarto escuro;
  4. – Jantar cedo (Aliado também no controle do peso) 2 horas antes de dormir;
  5. – Evitar alimentos e bebidas excitantes a noite;
  6. – Atividade física ajuda a dormir melhor, sono de qualidade
  • Recuperação: Day off também é treino!

5. Pensamentos para ter em mente:

  • Qual seu propósito? Que recompensa você quer com isso?
    É preciso ter uma recompensa que funciona como um gatilho para agir e criar uma rotina.
  • O hábito acontece quando faz parte da sua identidade?
    Quando você faz uma atividade você está um esportista, quando você repete e repete várias vezes você é um esportista.
  • Na nossa vida corrida, é preciso priorizar o que queremos realmente. Se fazer atividade ainda não faz parte da sua rotina, é preciso priorizar, caso contrário não vira rotina.  Se a sua alimentação é o que mais precisa melhorar, essa tem que ser sua prioridade!
  • Nós só fazemos o que priorizamos.
  • Nós nos tornamos a soma daquilo que fazemos.

“Quem você poderia ser e o que poderia alcançar se desse a chance do seu corpo fazer tudo o que ele é capaz?”

E por último deixamos um indicação de vídeo.

A life worth living – by Jordan Peterson – ilustrated by after skool

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