Dia 8 – De Belley á Aix les Bains.

Resolvemos sair um pouco da rota, que segue o Rio Rhône, para conhecer essa cidade que está nas margens do Lac du Bourget, o maior lago da França.
No caminho ficamos encantados com a estrutura construída para ciclistas, as pontes, as ciclovias e principalmente um túnel que cruzamos de 1,5 km, especialmente construído para ciclistas, que nos levou à margem do lago.
Aix les Bains é uma cidade incrível, ótimo destino tanto no verão, quanto no inverno. É uma cidade spa, com suas águas termais, além do lago que tem várias praias com água cristalina e as montanhas alpinas emoldurando toda região.



Dia 9 – Aix le Bains a Chambéry
Ainda um pouco fora da rota, mas bem próximo do Rio Rhône, saímos de Aix les Bains sentido Chambéry, que está à 45km de distância.
Mais uma cidade que vale uma visita, Chambéry tem uma história muito rica, é capital histórica de Sabóia desde o século XIII e só foi anexada à França em 1860. Na parte da cidade velha encontramos vários monumentos históricos e ruas super charmosas.
Foi um dia mais curto de pedal para curtir essa cidade.





Dia 10 – Chambéry a Saint Genix
Chambéry passando pelo lac d’Aiguebelette com destino final Saint Genix.
Um dia que surpreendeu pelas paisagens, foi muito lindo!
A cor da água desse lago é incrível! Depois de fazer uma parada no lago, com direito a banho e um lanche delicioso à beira do lago, seguimos sentido Rio Rhône.
Chegamos no topo do Col du Banchet, uma subida dura, mas que valeu pelo visual de todo desfiladeiro Du Banchet. E a descida foi maravilhosa contornando as falésias, inesquecível.


Toda essa região é bem rural e faz parte de uma das mais importantes na fabricação de queijos da França. Queijos de Auvergne.
Tivemos a sorte de encontrar um Château em Saint Genix, onde terminamos nosso dia.



Dia 11 – Saint Genix a Cremieu


Retornamos a rota eurovelo 17 acompanhando o Rio Rhône.
Começamos o dia com chuva e mesmo com dia chuvoso a cor do rio é linda.
Passamos por Morestel, uma cidade bem charmosa.
No caminho cruzamos um campo de girassóis todo florido. Vimos as primeiras lavandas da viagem e as abelhas que produzem o mel de lavanda polinizando as flores (nunca tinha visto essa espécie), são enormes.
O sol apareceu e os campos de trigo ficaram dourados.
No final do percurso fomos contornando as falésias do planalto de Larina (com um sítio arqueológico com vestígios desde o período Neolítico), até a cidade de Cremieu. Uma cidade medieval encantadora que preserva uma parte da muralha e as portas de entrada da cidade e outras construções que datam do século XII.



Dia 12 – Cremieu a Lyon
Dia mais curto de pedal. Seguimos para Lyon, onde iremos fazer nosso segundo dia de descanço.
Para chegar em Lyon, que é a terceira maior cidade da França, passamos por 2 parques enormes com o Rio Rhône ao lado.
O Grand Parc de Miribel-Jonage foi construído com o objetivo de conter inundações do Rio Rhône, como uma área de proteção da fauna e flora local e também uma grande área de lazer. Ainda tem o Lac des Eaux Bleues, de água cristalina e bem azul, foi perfeito para um banho.
O parque tem vários percursos possíveis para correr, pedalar e praticar esportes aquáticos e está 10km de Lyon.
Continuando o curso do Rio, entramos num outro parque, o Parc Tête d’or, o maior parque urbano da França. Esse parque também é belíssimo e tem muitas opções de lazer para todos os gostos e está no centro de Lyon.
Entramos em Lyon pelas margens do rio e paramos para almoçar num dos vários barcos que são restaurantes, bares…, numa parte muito legal da cidade.
Lyon foi uma das cidades que mais gostei dessa viagem.


Que sonho de viagem! 🥰🥰🥰